terça-feira, 7 de maio de 2013

Média, modos e aprendizagem


Atividade - Texto C
Tema: Média, modos e aprendizagem
O texto aqui em análise apresenta os conceitos de média (meio, canal), de modos (símbolos atuando como estímulos) e de ferramentas, bem como um conjunto de princípios multimédia com implicações na aprendizagem, que são os seguintes:
1.      Princípio multimédia;
2.      Princípio de contiguidade espacial;
3.      Princípio da contiguidade temporal;
4.      Principio da coerência;
5.      Princípio da modalidade;
6.      Princípio da redundância;
7.      Princípio das diferenças individuais.
Princípios que, sendo tidos em consideração, possibilitam uma aprendizagem com mais sucesso, de acordo com a informação do texto aqui em estudo, bem como de outras teses defendidas por diversos investigadores, em que poem a tónica nas vantagens em ter processos de ensino/aprendizagem que vão ao encontro dos estilos de cada aluno/formando. Isto é, que permitam usar múltiplas ferramentas que estimulem os diversos sentidos de cada pessoa envolvida.
Caraterísticas de ferramentas específicas:
A impressão de texto foi, e ainda continua a ser, o meio mais usado no ensino/aprendizagem, particularmente, através do livro; o texto é a simbologia mais usada no modo de apresentação. Pontos fortes: baixos custos, flexibilidade e robustez, portabilidade, estabilidade; pontos fracos: não interativa e incompreensível, pode conduzir a passividade e aprendizagem mecânica; revisões caras e lentas e pode ser pouco atrativo para aqueles que se habituaram a usar as novas tecnologias, nomeadamente, para as crianças que já nasceram na sociedade tecnológica. Contrariamente a esta tradicional tecnologia que possibilitou o ensino por correspondência, há já uns largos anos, e que ainda continua a ser usada, embora mais “colorida” (com imagens e cores), as ferramentas de áudio e de vídeo trouxeram outro alento à aprendizagem, nomeadamente em termos de comunicação a distância e, em particular, no uso da vídeo e da teleconferência.

Comentário:- Os princípios enumerados e a análise das ferramentas, aqui abordados, são instrumentos a ter em conta no processo de ensino/aprendizagem, dado que possibilitam ir ao encontro das caraterísticas dos alunos, bem como contribuem para a solidez dos sistemas de educação/formação e, consequentemente, produzirão mais sucesso, visto que permitem uma construção de conhecimentos em processos construtivo/colaborativos, onde a interação dos intervenientes tem ambiente para se desenvolver.

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