UAb - Comentário - E-Fólio B


Comentário sobre capítulo do livro
Capítulo V: Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais
Constando este capítulo num manual que aborda e educação online, é, obviamente, importante que se fale de estilos de aprendizagem em plataformas digitais, pois são dois elementos de valor acrescentado para o sucesso dos alunos na educação online.
Contrariamente àquilo que se vem fazendo na educação presencial tradicional, em que se ignoram os diversos estilos de aprendizagem inerentes ao universo dos alunos e onde a flexibilidade pedagógica é pouca ou nenhuma, neste texto é apresentada uma preocupação com a forma de ir ao encontro das necessidades e características dos alunos, valorizando os estilos de aprendizagem de cada aluno e as plataformas digitais onde decorrem as aprendizagens. Este contributo potencia a participação e interação, entre todos os intervenientes, no espaço virtual de aprendizagem, criando comunidades virtuais de aprendizagem, onde os problemas e as soluções são partilhados por todos e, assim, criados ambientes salutares para o sucesso de cada interveniente.
A teoria dos estilos de aprendizagem focada neste capítulo, a espanhola, direcionada ao ambiente educativo, apresenta quatro estilos: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático, que “são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, integram e respondem a seus ambientes de aprendizagem” (Cap.V, p.2). O facto de se mostrar como se identificam os estilos, apresentando um modelo de questionário, possibilita que, quem tenha interesse, possa passar de imediato à prática, respondendo às diversas questões que o compõem e obtendo o resultado. O conhecimento dos estilos dos alunos é essencial para que se possa desenvolver um conjunto de tarefas inerentes ao processo educativo, que possibilite dar respostas à diversidade de estilos, nomeadamente, apetrechar a plataforma digital com instrumentos e conteúdos adequados ao ambiente virtual, onde decorre o ensino/aprendizagem. Dada a diversidade de ferramentas das plataformas digitais, é possível ir ao encontro dos diversos estilos, bem como desenvolver capacidades que levem os alunos a adaptar-se, também, a outros estilos não predominantes.
Diria que, aliando as novas ferramentas tecnológicas aos estilos de aprendizagem, às estratégias pedagógicas e à educação online, o sucesso para a implementação da aprendizagem ao longo da vida será mais fácil de alcançar.
Bibliografia:
Monteiro, A.; Moreira, A. J. Almeida, A.C.(2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário