Comentário sobre capítulo do livro
Capítulo V: Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais
Constando
este capítulo num manual que aborda e educação online, é, obviamente,
importante que se fale de estilos de aprendizagem em plataformas digitais, pois
são dois elementos de valor acrescentado para o sucesso dos alunos na educação
online.
Contrariamente
àquilo que se vem fazendo na educação presencial tradicional, em que se ignoram
os diversos estilos de aprendizagem inerentes ao universo dos alunos e onde a
flexibilidade pedagógica é pouca ou nenhuma, neste texto é apresentada uma
preocupação com a forma de ir ao encontro das necessidades e características
dos alunos, valorizando os estilos de aprendizagem de cada aluno e as
plataformas digitais onde decorrem as aprendizagens. Este contributo potencia a
participação e interação, entre todos os intervenientes, no espaço virtual de
aprendizagem, criando comunidades virtuais de aprendizagem, onde os problemas e
as soluções são partilhados por todos e, assim, criados ambientes salutares
para o sucesso de cada interveniente.
A
teoria dos estilos de aprendizagem focada neste capítulo, a espanhola,
direcionada ao ambiente educativo, apresenta quatro estilos: o ativo, o
reflexivo, o teórico e o pragmático, que “são traços cognitivos, afetivos e
fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os
alunos percebem, integram e respondem a seus ambientes de aprendizagem” (Cap.V,
p.2). O facto de se mostrar como se identificam os estilos, apresentando um
modelo de questionário, possibilita que, quem tenha interesse, possa passar de
imediato à prática, respondendo às diversas questões que o compõem e obtendo o
resultado. O conhecimento dos estilos dos alunos é essencial para que se possa
desenvolver um conjunto de tarefas inerentes ao processo educativo, que
possibilite dar respostas à diversidade de estilos, nomeadamente, apetrechar a
plataforma digital com instrumentos e conteúdos adequados ao ambiente virtual,
onde decorre o ensino/aprendizagem. Dada a diversidade de ferramentas das
plataformas digitais, é possível ir ao encontro dos diversos estilos, bem como
desenvolver capacidades que levem os alunos a adaptar-se, também, a outros
estilos não predominantes.
Diria
que, aliando as novas ferramentas tecnológicas aos estilos de aprendizagem, às
estratégias pedagógicas e à educação online, o sucesso para a implementação da aprendizagem
ao longo da vida será mais fácil de alcançar.
Bibliografia:
Monteiro, A.; Moreira, A. J. Almeida, A.C.(2012) Educação
Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso
- Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário